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Título: Mensuração da marca no composto de ativos intangíveis : uma abordagem multivariada
Autor(es): Galvão, Mariana de Oliveira
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Marca registrada
Marketing
Data de apresentação: 3-Fev-2011
Data de publicação: 6-Mai-2011
Referência: GALVÃO, Mariana de Oliveira. Mensuração da marca no composto de ativos intangíveis: uma abordagem multivariada. 2011. 81 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Na ânsia de compreender o comportamento da marca na formação do ativo intangível e de justificar os investimentos em marca surge a proposta deste estudo: Mensurar o percentual de contribuição dos investimentos em marca em relação aos ativos intangíveis para empresas pertencentes à variados setores econômicos. Através da análise de componentes principais foi mensurada a contribuição da marca na composição do ativo intangível para 471 empresas pertencentes de capital aberto categorizadas em 19 seções. A análise integral revelou o impacto de 44% do número de marcas e 12% das despesas com vendas, marketing e propaganda. A seção cujas empresas dedicam-se ao comércio destaca-se por contrariar expectativas. A marca em setores econômicos voltados para o consumo representar até 65% do ativo intangível, não obstante, pouco contribui para a formação deste. A análise detalhada desta seção e o exame dos resultados para as demais 18 seções encontram-se na seção de resultados deste estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1677
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