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Título: O coordenador pedagógico como mediador/facilitador do planejamento docente para o uso do lúdico na educação infantil
Autor(es): Lima, Eva Macedo de
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Barbosa, Marcos Paulo
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Atividades lúdicas
Educação de crianças
Ludicidade
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: LIMA, Eva Macedo de. O coordenador pedagógico como mediador/facilitador do planejamento docente para o uso do lúdico na educação infantil. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia tem por tema “o coordenação pedagógico como mediador/facilitador do planejamento docente para o uso do lúdico na Educação Infantil” e foi realizado com o objetivo de analisar a percepção dos docentes quanto à relevância do papel do Coordenador Pedagógico no planejamento de estratégicas e metodologias de ensino envolvendo o lúdico na Educação Infantil. Os objetivos específicos consistiram em: verificar as concepções teóricas de ludicidade e lúdico na Educação Infantil; refletir sobre a importância do planejamento docente envolvendo a prática do lúdico na Educação Infantil; descrever as atribuições do Coordenador Pedagógico com o planejamento docente para os alunos da Educação Infantil. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico para obter concepções e contexto histórico do lúdico na Educação Infantil e da Coordenação Pedagógica, relacionando essas concepções com o planejamento docente. A pesquisa também se desenvolveu por meio de uma pesquisa de campo, realizando-se o levantamento de dados por meio de questionário aplicado a professores da Educação Infantil e entrevista semi-estrutura com Coordenadores Pedagógicos do mesmo segmento. Os dados obtidos foram analisados e apresentados por meio de gráficos, buscando confrontar os dados obtidos com as concepções da fundamentação teórica, fazendo-se um paralelo entre a teoria e prática. Os resultados obtidos demonstraram que os professores e coordenadores participantes da pesquisa consideram que há uma significativa relevância entre o trabalho realizado pelas Coordenadoras Pedagógicas e o planejamento da prática docente quanto ao uso do lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, favorecendo o pleno desenvolvimento da criança por meio do brincar e de forma mais prazerosa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
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