Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabriciaEstevaoDaSilva_tcc.pdf476,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A observação da aula : formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos
Autor(es): Silva, Fabrícia Estevão da
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Linhares, Vânia Leila de Castro Nogueira
Assunto: Professores - formação continuada
Coordenadores pedagógicos
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: SILVA, Fabrícia Estevão da. A observação da aula: formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho analisa a observação da aula como oportunidade de formação de professores para o coordenador pedagógico. Pretende desmistificar essa prática como uma ação de controle e vigilância e evidenciar que trata-se de uma ferramenta de ação e reflexão da prática pedagógica onde coordenadores e professores unidos buscam soluções pedagógicas para as dificuldades encontradas na escola. O estudo aconteceu na Escola Classe Luz (pseudônimo) localizada em Samambaia – Distrito Federal. Participaram da pesquisa professores e coordenadores pedagógicos. Os resultados evidenciam a importância dos coordenadores pedagógicos atuarem na formação de professores individualmente, conhecendo de fato a prática pedagógica dos docentes para que sua atuação na formação destes seja de fato efetiva. Evidencia ainda que a observação da aula é uma ferramenta importante desde que seja utilizada da forma adequada, sendo que os coordenadores precisam de formação para isso, ou seja, ainda é um desafio a ser transposto por coordenadores e professores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons