Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JakcelineAraujoAlves_tcc.pdf629,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O currículo como norteador da prática docente e o papel do coordenador nesse processo
Autor(es): Alves, Jakceline Araujo Santiago
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Xavier, Josimara
Assunto: Coordenação pedagógica
Professores - prática profissional
Currículo escolar
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: ALVES, Jakceline Araujo Santiago. O currículo como norteador da prática docente e o papel do coordenador nesse processo. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o contexto da coordenação pedagógica de uma Escola Classe do Distrito Federal para identificar se há o reconhecimento por parte dos professores da importância do Currículo como elemento fundamental para nortear a prática docente e o papel do coordenador nesse processo. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo um questionário, com perguntas de múltipla escolha, aplicado aos professores da escola pesquisada. A análise, embora revele alguns avanços em relação à valorização do espaço da coordenação pedagógica para estudos, reflexões e planejamentos relacionados ao currículo e do importante papel do coordenador pedagógico nesse processo, ressalta a necessidade de que sejam feitos alguns ajustes para que os planejamentos sejam efetivamente norteados pelo Currículo em Movimento. Essa pesquisa está embasada num referencial teórico que aborda a base teórica do Currículo em Movimento, o espaço de coordenação pedagógica e o coordenador pedagógico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons