Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GiorgiaEdrysseQueiroz_tcc.pdf504,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil
Autor(es): Queiroz, Giorgia Edrysse Paixão de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Avaliação educacional
Educação de crianças
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2017
Referência: QUEIROZ, Giorgia Edrysse Paixão de. A avaliação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil. 2015. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse estudo abordou o tema de avaliação na Educação Infantil e suas práticas avaliativas no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. A pesquisa ocorreu em um espaço público, localizada em uma Região Administrativa do DF. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como é realizada a avaliação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita em uma turma do 2º período da Educação Infantil. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, observação de aulas e da coordenação pedagógica e entrevista semiestruturada. Como aporte teórico para fundamentar a importância da avaliação na Educação Infantil, o estudo foi baseado nos autores Hoffmann, Ferreiro, Godoi e entre outros e nos documentos norteadores da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Por meio da análise de dados coletados, foi possível perceber que a relação da teoria x prática educativa em sala de aula é fundamental para a compreensão da evolução da linguagem oral e escrita das crianças. Portanto, verificou-se que as escolhas das estratégias avaliativas propostas para os estudantes devem estimular a utilização da oralidade no cotidiano dos alunos, bem como priorizar um aprendizado significativo e real para a compreensão da importância da língua verbal na sua vida social e na formação de leitores críticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons