Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaPaivaCacau_tcc.pdf228,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação institucional e o trabalho pedagógico do professor de educação infantil
Autor(es): Cacau, Juliana Paiva da Silva
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Avaliação institucional - escola
Professores - prática profissional
Educação de crianças
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2017
Referência: CACAU, Juliana Paiva da Silva. A avaliação institucional e o trabalho pedagógico do professor de educação infantil. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho analisou a avaliação institucional como processo para melhoria da prática pedagógica utilizada pelo professor. Fez também uma análise da visão do professor sobre a função da avaliação institucional em seu trabalho pedagógico e no interior da escola. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa. O estudo aconteceu em uma escola localizada em Samambaia – Distrito Federal. Participaram da pesquisa três professores da educação infantil, pois na escola só existem essas três turmas de educação infantil. Os resultados enfatizam a importância da avaliação institucional para a prática do professor em sala de aula e como condutora de todos os processos dentro da instituição escolar. Ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços para a conquista de uma avaliação que realmente sirva de instrumento para melhoria da prática do professor e também para a mudança do contexto escolar como um todo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons