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https://bdm.unb.br/handle/10483/16835
Título: | Desafio do coordenador pedagógico na construção do projeto político-pedagógico |
Autor(es): | Silva, Rita de Cássia da |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Coorientador(es): | Santos, Evanilson Araújo |
Assunto: | Coordenação pedagógica Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Mai-2017 |
Referência: | SILVA, Rita de Cássia da. Desafio do coordenador pedagógico na construção do projeto político-pedagógico. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho objetiva tratar sobre a questão da mobilização como desafio do coordenador pedagógico numa escola pública de Ceilândia-DF, tratando-se de uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados foram questionários destinados a três professores, um coordenador e a diretora da escola. Após análise dos dados, foi possível concluir que a mobilização é fator primordial para elaboração do fazer pedagógico. A mobilização facilita a interação dos seus atores: gestores, professores, auxiliares, comunidade e estado. A formação continuada no espaço da coordenação pedagógica abastece o Projeto político-pedagógico. O diálogo constitui o primeiro passo para efetivação da democracia, bem como incentivo à participação voluntária. A dinâmica escolar, ainda que acelerada, quando possui uma teoria que fundamenta suas ações, pode encontrar alternativas junto aos seus segmentos que viabilizam bons resultados em prol do respeito e desenvolvimento do educando. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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