Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Mota, Marcos Moreira da | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Marcos Moreira da. Fatores limitantes no preenchimento da função de coordenador pedagógico nas escolas públicas do DF. 2015. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A baixa procura dos professores pela função de coordenador pedagógico foi constatada no estudo, sendo assim o objetivo da pesquisa foi analisar a razão do desinteresse dos professores em assumir a função de coordenador pedagógico. Buscou-se fundamentação teórica na pesquisa qualitativa, sendo o Estudo de Caso o tipo de pesquisa utilizada. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. A pesquisa mostrou que os professores conhecem as funções do coordenador pedagógico, que esses profissionais são bem vistos pelo grupo de docentes e desempenham bem as suas funções na escola apesar dos vários obstáculos enfrentados diariamente. As principais causas encontradas para a baixa procura pela vaga de coordenador pedagógico foram: o excesso de trabalho realizado pelo coordenador pedagógico, o medo, a liderança, o acúmulo de cobranças, a substituição de professores e a falta de uma função definida. A criação de uma gratificação, a definição de funções, e a não substituição de professores foram possíveis soluções para que a função de coordenador fosse mais valorizada. Espera-se que este trabalho possa contribuir para um aprofundamento no tema que é bastante relevante nas escolas públicas do DF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | pt_BR |
dc.title | Fatores limitantes no preenchimento da função de coordenador pedagógico nas escolas públicas do DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-11T12:42:35Z | - |
dc.date.available | 2017-05-11T12:42:35Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16840 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Diniz, Sonia Regina | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|