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dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorSouza, Fernanda Fantini Vieira de-
dc.identifier.citationSOUZA, Fernanda Fantini Vieira de. A identidade profissional do coordenador pedagógico face às relações de poder estabelecidas no âmbito educacional do Distrito Federal: equipe gestora, professores e Estado. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa versa sobre o espaço-tempo coletivo nas escolas e teve como foco estudar a construção da identidade profissional do Coordenador Pedagógico e sua importância na construção do trabalho coletivo no âmbito educacional do Distrito Federal, frente às relações de poder. Suscitou como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais são as implicações das relações, no âmbito escolar, na construção da identidade profissional do Coordenador Pedagógico e do trabalho coletivo nas escolas? O objetivo foi identificar as relações de poder e suas implicações na construção da identidade do coordenador pedagógico e do trabalho coletivo. Foram observados os espaços de trabalho coletivo (coordenação coletiva, conselhos de classe, avaliações pedagógicas) e a atuação dos coordenadores pedagógicos na construção desses espaços. Vale esclarecer que através da inoperância do estado de direitos no âmbito escolar, seja por desconhecimento ou por uma atitude, aparentemente, ingênua ante o que está posto, o docente torna-se um tarefeiro, distanciando-se de uma identidade profissional. A investigação pautou-se num estudo de caso, realizado numa escola pública do Distrito Federal. Na pesquisa quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo treze questões. Este questionário foi respondido por professores, coordenadores pedagógicos e gestores. Os dados coletados no questionário e a análise documental confirmaram que as relações de poder subjugam a identidade profissional do coordenador pedagógico e transformam o trabalho coletivo num imperativo. Num ambiente, aparentemente democrático, onde o poder simbólico tece a trama das relações, a escola participativa está posta apenas textualmente, nos documentos e leis. É preciso que os sujeitos do âmbito educacional, muito mais do que conhecerem tais documentos, precisam colocá-los em prática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.titleA identidade profissional do coordenador pedagógico face às relações de poder estabelecidas no âmbito educacional do Distrito Federal : equipe gestora, professores e Estadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T13:21:04Z-
dc.date.available2017-05-11T13:21:04Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16841-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDiniz, Sônia Regina-
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