Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SaraAraujoPereira_tcc.pdf671,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico e a pedagogia de projetos no contexto socioeducativo
Autor(es): Pereira, Sara Araújo
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Barbosa, Marcos Paulo
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Medidas socioeducativas
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: PEREIRA, Sara Araújo. O coordenador pedagógico e a pedagogia de projetos no contexto socioeducativo. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho em questão relata a implantação do uso da pedagogia de projetos dentro de uma unidade de internação provisória do Distrito Federal, onde adolescentes das mais variadas séries, aguardam uma determinação judicial a respeito do ato infracional que cometeram. A permanência desses jovens na referida unidade é por até 45 dias, o que torna o ensino através da matriz curricular convencional totalmente inadequada. A proposta do trabalho é mostrar que por meio de projetos é possível que o estudante desperte o interesse em retomar os estudos e se sinta protagonista no processo ensino-aprendizagem. Dentro desse contexto amplo e inovador, o coordenador pedagógico é peça fundamental para a implementação da proposta junto aos docentes. A grande missão do coordenador é orientar, estimular e apoiar as ações dos professores nessa nova forma de abordar conteúdos e transmitir o conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons