Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16861
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianeDeOliveiraSoares_tcc.pdf629,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alunos com necessidades educacionais especiais : uma visão do atendimento educacional especializado em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Soares, Tatiane de Oliveira
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: SOARES, Tatiane de Oliveira. Alunos com necessidades educacionais especiais: uma visão do atendimento educacional especializado em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2015. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A temática sobre a educação especial e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar traz consigo uma trajetória histórica e com o passar do tempo foi ampliada e fundamentada por bases legais. O atendimento educacional especializado chega aos espaços escolares como forma de ampliar a qualidade do ensino e dessa forma promover a inclusão, esse atendimento se dá por meio das salas de recursos multifuncionais, classes especiais, turmas de integração inversa. Para que a inclusão seja efetivada é necessário que haja formação continuada dos profissionais de ensino, adaptação da estrutura escolar como também a participação dos coordenadores pedagógicos na promoção da educação especializada. A presente pesquisa teve o objetivo analisar o atendimento educacional especializado em uma escola pública e especificamente a participação do coordenador pedagógico para a promoção do atendimento educacional especializado e como acontece o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido com as crianças do ensino especial envolvendo o currículo e o espaço físico e também a formação continuada dos professores da educação inclusiva. Esta pesquisa contou com uma abordagem qualitativa e o instrumento utilizado para coleta dos dados foi o questionário e os sujeitos da pesquisa professores, coordenadores e orientadora educacional. As informações coletadas indicam que o espaço escolar é ao mesmo tempo espaço de formação continuada e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, mesmo em meio a imensas dificuldades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons