Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16928
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoPauloFerreiraRibeiro_tcc.pdf207,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contabilidade, o ensino e as novas normas contábeis internacionais
Autor(es): Ribeiro, João Paulo Ferreira
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Mai-2017
Referência: RIBEIRO, João Paulo Ferreira. A contabilidade, o ensino e as novas normas contábeis internacionais. 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Educador contábil, na figura de professor é uma pessoa relevante na contabilidade, pois é o primeiro a introduzir tal conhecimento ao futuro contador.Este trabalho tem como objetivo explanar sobre a educação na área de ciências contábeis no Brasil, aspectos que envolvem a evolução, o desenvolvimento, regulamentação e perspectivas futuras e com as novas normas internacionais. O estudo foi delimitado numa retrospectiva histórica da Ciência Contábil no Brasil. O tema é desenvolvido iniciando-se em 1494, onde surgiu o primeiro tratado impresso envolvendo tal ciência, as elaborações com suas bases teóricas que se condensam nas chamadas escolas contabilísticas. As controvérsias existentes acerca da contabilidade como ciência, a origem da formação do profissional da Contabilidade, ou seja, o Contador no Brasil, a evolução desta ciência, onde aconteceram de forma mais relevante, como na Itália, Estados Unidos e na França. Abordar-se-á, outrossim, o ensino e as perspectivas futuras em termos de profissão futura, inclusive no que diz respeito à convergência de acordo com as normas internacionais de contabilidade e as nova normas internacionais. Concluindo-se que as novas tecnologias têm liberado os contadores dos trabalhos até então rotineiros consentindo que dedique maior tempo à análise, interpretação e discussão dos princípios normativos, ou seja, a evolução da profissão contábil no Brasil com base nos padrões internacionais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons