Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BarbaradeGasparBravim.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Marketing de relacionamento : percepção dos clientes da Coca-Cola no mercado de Brasília
Autor(es): Bravim, Bárbara de Gaspar
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Marketing de relacionamento
Fidelização de clientes
Clientes - relacionamento
Data de apresentação: 2-Fev-2011
Data de publicação: 25-Mai-2011
Referência: BRAVIM, Bárbara de Gaspar. Marketing de relacionamento: percepção dos clientes da Coca-Cola no mercado de Brasília. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo, segundo a consultoria de marcas Interbrand (INTERBRAND, 2010). Com a perspectiva da competitividade, já é imprescindível considerá-la em estudos organizacionais, por ser um fenômeno que leva as organizações a repensar suas estratégias de condução dos negócios, de posicionamento no mercado e de alcance de metas, como também refletir sobre a necessidade de construir e manter relacionamentos de longo prazo com seus clientes (McKENNA, 1992; VAVRA, 1993; WILSON; VLOSKY, 1997; NGAI, 2005; PAYNE, 2006; DEMO; PONTE, 2008). Nesse contexto, seria interessante investigar a percepção dos clientes de tão renomada empresa quanto ao relacionamento que efetivamente desenvolvem com ela. Desta forma, este estudo tem por objetivo identificar e analisar como clientes corporativos e clientes pessoa física avaliam aspectos do seu relacionamento com a Coca-Cola no mercado de Brasília. A pesquisa, de caráter transversal, descritiva e quantitativa, utilizou duas escalas validadas cientificamente para avaliar os relacionamentos de cada tipo de cliente apresentado com a organização pesquisada. Objetivou-se, ainda, identificar se a percepção do relacionamento com a Coca-Cola difere entre os clientes pessoa física e os clientes corporativos. Como resultado, foram apresentadas boas percepções de ambos os tipos de clientes quanto ao relacionamento com a Coca-Cola. Entretanto, clientes corporativos mostraram ter um melhor relacionamento com a organização do que clientes pessoa física. Recomendam-se mais estudos com diferentes amostras de clientes pessoa física e corporativos para ratificar ou não os resultados por ora obtidos. Estudos longitudinais e com abordagem qualitativa ou multimétodo e mais desenvolvimentos e validações de escalas também se fazem necessários, haja vista a lacuna na literatura identificada nesses aspectos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1693
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons