Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MiriamLimaLopes_tcc.pdf441,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação formativa : contribuições para a aprendizagem do aluno e elaboração do registro avaliativo
Autor(es): Lopes, Mirian Lima
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Ensino fundamental
Avaliação educacional
Rendimento escolar
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 17-Mai-2017
Referência: LOPES, Mirian Lima. Avaliação formativa: contribuições para a aprendizagem do aluno e elaboração do registro avaliativo. 2015. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa realizada no ano de 2015, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. O principal objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da concepção de avaliação formativa para o acompanhamento da aprendizagem e para a elaboração do Registro Avaliativo dos alunos. A pesquisa qualitativa baseou-se no estudo de caso por meio da análise documental, observação e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram relevantes, considerando que a docente utiliza diversos instrumentos para avaliar o desenvolvimento do aluno e as informações obtidas compõem o registro avaliativo do estudante. Porém, a pesquisa revelou que os instrumentos utilizados pela professora ainda não têm a mesma importância, já que a prova, ainda tem maior peso na avaliação das aprendizagens dos alunos e na elaboração do registro avaliativo. Conclui-se que a prática avaliativa da aprendizagem pauta-se na concepção da avaliação formativa, mas ainda necessita de ajustes para desenvolvê-la na sua totalidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons