Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16958
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeonardoDeSouzaCascon_tcc.pdf2,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de análise multicritério no zoneamento ambiental : estudo de caso da ARIE Capetinga/Taquara – DF
Autor(es): Cascon, Leonardo de Souza
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Távora, Bruno Esteves
Assunto: Zoneamento
Solos - manejo
Unidades de conservação da natureza
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: CASCON, Leonardo de Souza. Aplicação de análise multicritério no zoneamento ambiental: estudo de caso da ARIE Capetinga/Taquara – DF. 2016. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Um dos instrumentos para gestão de áreas protegidas no Brasil é o Plano de Manejo (PM). Ele é a matriz para implementação e uso de uma Unidade de Conservação (UC) e define as estratégias e táticas que melhor viabilizem o cumprimento dos objetivos que a legislação prevê para cada categoria. Uma das ferramentas que o compõe é o Zoneamento Ambiental, que consiste na definição de zonas específicas de manejo, a depender dos objetivos pretendidos para cada Unidade. O Zoneamento é o instrumento maior do PM e compõe tema central deste trabalho. A definição de zonas específicas de manejo buscam auxiliar no alcance dos objetivos pretendidos com a criação desses espaços especialmente protegidos. No Brasil, menos da metade das UCs federais possuem plano de manejo implementado. É o que acontece com a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Capetinga/Taquara, criada em 1985 e consolidada no ano de 2000 como Unidade de Uso Sustentável do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei Federal n° 9.985 – SNUC). Ela compõe zona-núcleo da Reserva de Biosfera do Cerrado (um dos biomas mais ricos do mundo), localiza-se na região Centro-Sul do Distrito Federal e possui uma grande variedade de espécies endêmicas e raras. Este trabalho utilizou o método multicriterial AHP para a construção do zoneamento ambiental da ARIE. O resultado foi a definição de três zonas distintas: Primitiva; de Uso Extensivo e de Uso Intensivo; todas voltadas para a preservação da ARIE e buscando propocionar os meios e incentivos adequados à Pesquisa Científica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.