Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LilianaCristinaSantos.pdf700,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHoffmann, Valmir Emil-
dc.contributor.authorSantos, Liliana Cristina-
dc.identifier.citationSANTOS, Liliana Cristina. Percepção das estratégias organizacionais e dos fatores críticos de sucesso das micro e pequenas empresas de cafés em Brasília. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo principal identificar as principais estratégias, os processos de elaboração das estratégias e os fatores críticos de sucesso nas micro e pequenas empresas. O estudo se justifica pela importância social e econômica das micro e pequenas empresas, pelo crescimento do ramo de cafés e cafeterias assim como pela deficiência de pesquisas que se utilizam da relação estratégia - fatores críticos de sucesso. Para tanto, foram utilizados como base na literatura acadêmica os assuntos sobre os principais temas abordados. A fundamentação do estudo se deu através de uma pesquisa descritiva e quantitativa, onde a coleta de informações se deu através de survey no setor alimentício e ramo de cafeterias e cafés em Brasília com aplicação direta de questionários em estabelecimentos comerciais. Os informantes foram seus gerentes ou proprietários, compondo a amostra de 34 participantes. Averigou-se a utilização de 4 estratégias genéricas, sendo uma delas predominante: a diversificação. Do mesmo modo, identificou-se a utilização de 3 tipos de elaboração de estratégia com, na qual duas delas maior freqüência: o modo empreendedor e o modo incremental. Por fim, vislumbrou se que o fator crítico de sucesso visita freqüente dos proprietários ou gerentes às organizações contribui com leve predominância dentre os demais fatores: única unidade de operações, procedimentos operacionais padrão, planejamento estratégico, responsabilidades interpessoais e sociais, liderança eficaz, relações humanas e nível financeiro. A relevância deste estudo se dá pela identificação destas variáveis atrelada aos fatores percebidos como importantes para a manutenção e sobrevivência da empresa no mercado na busca de um posicionamento competitivo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordPlanejamento empresarialen
dc.subject.keywordPequenas e médias empresasen
dc.subject.keywordSucesso nos negóciosen
dc.titlePercepção das estratégias organizacionais e dos fatores críticos de sucesso das micro e pequenas empresas de cafés em Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-05-26T12:40:11Z-
dc.date.available2011-05-26T12:40:11Z-
dc.date.issued2011-05-26T12:40:11Z-
dc.date.submitted2011-02-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1695-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1695pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons