Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictorPadilhaPontes_tcc.pdf3,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de ligações em elementos de concreto pré-moldado
Autor(es): Pontes, Victor Padilha
Orientador(es): Durand Farfán, Raúl Darío
Assunto: Construção civil
Concreto
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: PONTES, Victor Padilha. Estudo de ligações em elementos de concreto pré-moldado. 2016. ix, 97 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a natureza das ligações entre elementos construtivos em concreto pré-moldado. As ligações, nesse tipo de estrutura, constituem a parte mais importante de um projeto, influenciando no comportamento global da estrutura e também nos serviços complementares de montagem realizados nos canteiros de obras. Seu correto entendimento é parte fundamental para qualidade final da estrutura. Foi realizada um acompanhamento histórico do uso desses elementos de ligação no Brasil, além de uma introdução teórica aos seus componentes, formas de classificação e funcionamento. Dentro da ampla gama de tipologias de ligação acessada, foram escolhidos quatro tipos principais para análise mais minuciosa: cálices, consolos, dentes Gerber e ligação laje-viga em concreto pré-moldado. Com uso de teoria embasada nas principais normas brasileiras (NBR 6118 (2014) e NBR 9062 (2006)) e internacionais (Eurocode e Precast Concrete Design Guide) ligadas ao assunto, assim como trabalhos acadêmicos diversos, foram apresentadas as metodologias de dimensionamento dos elementos constituintes dessas ligações. Nesse dimensionamento e no entendimento completo, teórico e prático, das ligações de elementos pré-moldados, foi realizado o dimensionamento dos componentes de ligações de uma das edificações do sistema ASTROS do 6° Grupamento de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro. Com isso uma exemplificação prática da utilização das ligações estudadas foi alcançada. Concluiu-se assim a utilidade prática do estudo realizado, sua aplicabilidade na indústria da construção de pré-moldados de concreto e a convergência entre os dispostos normativos aplicados no Brasil e os que são empregados nos principais centros desenvolvedores das tecnologias de pré-moldado no mundo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons