Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FellipeSousaLopes_tcc.pdf2,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do método dos elementos finitos com elementos de junta na previsão do comportamento de estruturas de concreto armado
Autor(es): Lopes, Fellipe Sousa
Orientador(es): Durand Farfán, Raúl Darío
Assunto: Concreto armado
Concreto
Método dos elementos finitos
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: LOPES, Fellipe Sousa. Aplicação do método dos elementos finitos com elementos de junta na previsão do comportamento de estruturas de concreto armado. 2016. x, 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho estuda o comportamento de vigas de concreto armado através uma abordagem numérica, utilizando-se do Método dos Elementos Finitos (MEF). Inicialmente, uma revisão bibliográfica apresenta um resumo teórica acerca do MEF descreve uma breve história das primeiras e principais aplicações do método às estruturas de concreto armado, e ainda, os modelos mais atuais que foram aplicados neste trabalho. A modelagem da armadura das estruturas é feita através de um método proposto por Durand (2008) e aperfeiçoado por Durand & Farias (2012), denominado Método Semi-Embutido. Este método representa as barras de aço dentro da estrutura de concreto e sua modelagem numérica, assim como as condições para o funcionamento do método e as definições dos modelos constituintes de aço, do concreto e da interface serão abordadas nesse estudo. Nesse trabalho, também é introduzido um elemento de junta na interface concreto-concreto, de modo a simular a não-linearidade do comportamento de estruturas de concreto. Esta abordagem permite também prever o surgimento de fissuras no concreto. A aplicação do método semi-embutido conjuntamente com o uso de elementos de junta é estudada através da simulação de ensaios experimentais bastante difundidos na literatura e utilizados na verificação de modelos numéricos. Neste sentido, as vigas biapoiadas estudadas por Leonhardt & Walther (1962) e Bresler & Scordelis (1963) foram escolhidas. Nesse trabalho, elas são simuladas computacionalmente e seus resultados são analisados e comparados com os resultados experimentais. As análises das estruturas de concreto armado são obtidas por meio da utilização da biblioteca de elementos finitos FemLab. O programa foi escrito na linguagem de programação Julia, que é uma linguagem dinâmica de alto nível, apropriada para computação numérica e científica. Os estudos realizados neste trabalho mostraram a aplicabilidade dos métodos acima mencionados na simulação de estruturas de concreto armado. Os resultados obtidos mostraram boa correlação com os resultados experimentais, apesar das simplificações aqui adotadas, como a modelagem do concreto e a resitência da junta ao cisalhamento como elástico-linear.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons