Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PauloHenriqueFortunaRolemberg_tcc.pdf5,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto da estrutura de um edifício a finalidade mista – mercado e escola – no DF
Autor(es): Rolemberg, Paulo Henrique Fortuna
Orientador(es): Martins, Paulo Chaves de Rezende
Coorientador(es): Resende, Diogo Vieira
Assunto: Edifícios
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: ROLEMBERG, Paulo Henrique Fortuna. Projeto da estrutura de um edifício a finalidade mista – mercado e escola – no DF. 2016. xvii, 110 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este projeto trata do desenvolvimento do projeto estrutural de um edifício que será uma escola em Águas Claras - DF. O projeto tem como base o anteprojeto arquitetônico da escola, que apresenta cinco pavimentos, sendo a garagem semienterrada. Utiliza-se uma modelagem computacional, através dos softwares CAD/TQS, FTOOL e Microsoft Excel, aliada a conceitos de teoria das estruturas e de comportamento estrutural do concreto armado disponíveis na literatura técnica. Sempre respeitando a normalização vigente. O projeto é realizado em duas etapas. Na primeira delas é analisada a viabilidade técnica e econômica da solução estrutural em concreto armado. Analisam-se os elementos separadamente e o seu comportamento conjunto para decidir qual será a modelagem estrutural mais adequada; descreve-se o processo do lançamento estrutural, enquanto se analisam aspectos importantes que balizaram a escolha das dimensões dos elementos. Dentre esses aspectos, tem destaque a verificação das flechas da estrutura, realizada de acordo com o método bilinear (Boletim 158-E – CEB). Na segunda etapa, realiza-se o dimensionamento dos elementos estruturais e o detalhamento de suas armações, além de verificações necessárias. Os produtos dessa etapa são os memoriais descritivo e de cálculo do projeto, presentes nessa monografia, e as plantas de forma e armação dos diversos elementos estruturais, em anexo. No memorial descritivo, descreve-se os critérios de projeto adotados. Tais critérios referem-se aos materiais utilizados, ações de carregamento a que a estrutura estará submetida, modelagem computacional e o projeto da estrutura em situação de incêndio. No memorial de cálculo, por sua vez, são descritos os procedimentos utilizados para a verificação das flechas dos elementos e seus detalhamentos para cada um dos esforços solicitantes que atuam neles. Além desses procedimentos, apresenta-se também os resultados obtidos. Os detalhamentos finais dos elementos podem ser vistos nas respectivas plantas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons