Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusBorgesSilva_tcc.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Propriedades mecânicas e retração do concreto autoadensável
Autor(es): Silva, Matheus Borges
Orientador(es): Capuzzo, Valdirene Maria Silva
Assunto: Concreto
Cimento
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: SILVA, Matheus Borges. Propriedades mecânicas e retração do concreto autoadensável. 2016. x, 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O concreto autoadensável (CAA) possui como principais propriedades a capacidade de preenchimento, habilidade de fluir entre obstáculos e resistência à segregação. Essas características, aliadas ao fato do material possuir uma grande quantidade de finos em sua composição, provocam um aumento na qualidade e na durabilidade do concreto autoadensável, uma vez que o adensamento é mais eficiente por não demandar vibração externa. Para a produção do CAA nessa pesquisa foi utilizado o cimento CP II F - 40 e o fíler calcário como adição mineral. A dosagem foi feita a partir da composição do esqueleto granular e tendo como base os parâmetros da ACI 237R-07, porém não se limitando totalmente a eles. Foram fixadas duas relações água/cimento e dois valores de consumo de cimento, produzindo 4 traços para o estudo. A porcentagem de superplastificante foi ajustada para obter uma classe de espalhamento de no mínimo SF2. Para verificar as propriedades do concreto no estado fresco e avaliar as propriedades de autoadensabilidade foram realizados os ensaios de espalhamento, funil V e caixa L. No estado endurecido foram realizados os ensaios de resistência à compressão simples axial, resistência à tração por compressão diametral, módulo de elasticidade e retração. A cura do concreto foi feita em câmara úmida. As propriedades mecânicas e a retração do CAA foram analisadas, avaliando a influência dos diferentes traços estudados e comparando com resultados encontrados na literatura. De uma maneira geral, percebeu-se que a relação água/cimento e o consumo de cimento possuem grande impacto na determinação das propriedades mecânicas do concreto, dado que uma baixa relação água/cimento e um elevado consumo de cimento tendem a aumentar a resistência mecânica do mesmo. Com relação à retração, observou-se que uma baixa relação água/cimento favorece a retração autógena e desfavorece a retração por secagem, enquanto não se notou um grande impacto do consumo de cimento na retração do concreto.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons