Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17110
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasMoyaDaSilva_tcc.pdf2,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de métodos semi-empíricos aplicados ao dimensionamento de estacas
Autor(es): Silva, Lucas Moya Correa da
Orientador(es): Carvalho, José Camapum de
Coorientador(es): Silva, Carlos Medeiros
Assunto: Solos - análise
Mecânica do solo
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 6-Jun-2017
Referência: SILVA, Lucas Moya Correa da. Análise de métodos semi-empíricos aplicados ao dimensionamento de estacas. 2016. viii, 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Devido às dificuldades de reproduzir numericamente as condições e os mecanismos presentes em campo, a prática brasileira baseia o cálculo da capacidade de carga de estacas em correlações semi-empíricas, utilizando dados obtidos a partir de ensaios SPT (Standard Penetration Test) e mais raramente em outros ensaios como SPT-T e CPT (Cone Penetration Test) (Lobo, 2005). Tais correlações costumam ser aplicáveis com certa precisão para o solo analisado nos ensaios na localização do desenvolvimento da metodologia, podendo haver variações nos valores ao mudar as propriedades e o tipo de solo em estudo. Logo, ao serem inseridos elementos de ajuste que contemplem as variações das propriedades e estado do solo pode tornar-se possível ampliar o alcance dessas correlações. O objetivo desta pesquisa é analisar o solo do Distrito Federal e como as correlações semi-empíricas se aplicam a eles. Para isso, foi desenvolvida uma análise comparativa entre a capacidade de carga em estacas obtida por métodos semi-empíricos e a capacidade de carga para a mesma estaca obtida a partir de provas de carga. De modo indireto, foi realizada uma análise da influência da umidade no solo, para o estudo da influência da sucção e capilaridade, utilizando dados pluviométricos disponibilizados pelo Instituto de Meteorologia (INMET). Os dados pluviométricos serão utilizados para a determinação do índice de umidade. Os resultados de prova de carga e de capacidade de carga obtidos com o uso de metodologias semi-empíricas foram comparados com o índice de umidade calculados para a data da realização dos ensaios. Os dados de prova de carga e SPT foram fornecidos pelas empresas EMBRE, ENGESOL e SCCAP.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons