Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CalinePatriciaMenezes_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conscientização e promoção do consumo sustentável de água nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Menezes, Caline Patrícia da Silva
Orientador(es): Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
Assunto: Sustentabilidade
Água - consumo
Educação ambiental
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 8-Jun-2017
Referência: MENEZES, Caline Patrícia da Silva. Conscientização e promoção do consumo sustentável de água nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A finalidade deste trabalho monográfico é desenvolver uma atividade de análise e reflexão sobre a temática do consumo consciente da água nos dias atuais e da preservação do meio ambiente para, através disso, desenvolver uma conscientização, identificar e descrever os hábitos de consumo de água dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Instituição de Ensino do Distrito Federal e investigar como promover o consumo sustentável de água por esses alunos em suas casas, na escola e nos demais ambientes em que convivem. Esta monografia procura discutir, numa perspectiva cultural, científica e pedagógica, argumentos pelos quais tem sido tão necessário debater e mudar concepções e ações sobre a sustentabilidade e conscientização ambiental, além de elencar meios de conservação da água e de como utilizá-la de forma mais consciente e sustentável. Tem-se ainda a intenção de expor formas de reutilização da água já consumida, com o propósito de exemplificar como aproveitar melhor e com o menor descarte possível esse ouro líquido chamado água. Outros objetivos desta pesquisa é comparar o consumo de água, nas casas e entre as famílias dos alunos participantes, entre alguns meses do ano letivo; acompanhar a evolução do consumo consciente adotado pelos alunos e diagnosticar se houve variação positiva ou negativa no consumo de água em suas casas e famílias mediante acompanhamento mensal. Nesse contexto, são apresentados ao leitor, respectivamente, conceitos e abordagens em torno da cultura do uso da água, além de outros aspectos que constituem a sustentabilidade desse bem e acerca da conscientização a respeito da educação ambiental e como ela envolve resultados positivos e animadores na mudança de paradigmas, hábitos e cultura de utilização da água de forma cada vez mais consciente e sustentável.
Abstract: The purpose of this monograph is to develop an activity of analysis and reflection on the theme of responsible consumption of water in the present day and the preservation of the environment for, through that, develop an awareness, identify and describe the drinking habits of water of students the Final Years of Elementary Education of the Federal District Education Institution and investigate how to promote sustainable water consumption for these students in their homes, at school and in other environments in which they live. This monograph discusses in a cultural, scientific and pedagogical perspective, arguments for which has been so necessary to discuss and change ideas and actions on sustainability and environmental awareness, and to list water conservation means and how to use it in a more conscious and sustainable. It has been also intended to expose ways of reusing water already consumed, in order to illustrate how to leverage best and the lowest possible disposal this gold liquid called water. Other objectives of this research is to compare the consumption of water in homes and among the families of the participating students, from a few months of the school year; follow the evolution of conscious consumption adopted by students and diagnose whether there was a positive or negative change in water consumption in their homes and families through monthly monitoring. In this context, we present the reader, respectively, concepts and approaches around the water use culture, and other aspects that constitute the sustainability of this well and about the awareness of the environmental education and how it involves positive and encouraging results in paradigm shift, habits and culture of water use ever more conscious and sustainable way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons