Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MartaGoncalvesRamos_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro-
dc.contributor.authorRamos, Marta Gonçalves da Silva-
dc.identifier.citationRAMOS, Marta Gonçalves da Silva. Conceitos e práticas em educação ambiental no Centro Educacional 416 de Santa Maria. 2015. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propôs como tema: Conceitos e práticas em educação no Centro Educacional 416 de Santa Maria. O intuito da pesquisa foi, além de destacar a importância da Educação Ambiental, investigar as dificuldades da Instituição de Ensino na execução das práticas educativas. A pesquisa de campo analisou a utilização das propostas pedagógicas dos professores das séries finais da Instituição Pública de Ensino ao trabalharem com as questões ambientais. Para desenvolvimento do estudo, inicialmente foi realizada a revisão bibliográfica para descrever as legislações relevantes que abordam as questões ambientais e as práticas que permitem o desenvolvimento da educação ambiental no ambiente escolar para compreensão dos caminhos que levam à qualidade de ensino. Na pesquisa de campo, realizada no Centro Educacional 416 de Santa Maria – DF, foi aplicado um questionário aos professores e alunos das séries finais e as suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade em trabalhar com o tema Meio Ambiente e as metodologias utilizadas em sala, o que serviu para a análise e a orientação para um melhor conhecimento do pensamento e trabalho pedagógico dos profissionais da Educação acerca do tema em questão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.titleConceitos e práticas em educação ambiental no Centro Educacional 416 de Santa Mariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-13T11:33:22Z-
dc.date.available2017-06-13T11:33:22Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17165-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work proposes the theme: Concepts and Practices in Education in Centro Educacional 416 Santa Maria. The purpose of the research highlights the importance of environmental education, besides it, it investigates the difficulties of Education Institution in the execution of educational practices. The through field research examined the use of educational proposals of final series's teachers of the Public Education Institution to work with environmental issues. To develop the study and the bibliographic review, first, was conducted to describe the relevant legislation to address environmental issues and practices that enable the development of environmental education in the school environment to understanding the pathways that lead to quality education. In the field research, that accomplished in Centro Educacional 416 Santa Maria – DF, it was applied a questionnaire to teachers and students of final grades and their answers brought relevant placements about complexity of working with the theme Environment and the methodologies used to room, which it served for the analysis and guidance to a better understanding of thought and pedagogical work of education professionals about the theme in analysis.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons