Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaValdeniceAmaral_tcc.pdf4,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edineide dos Santos-
dc.contributor.authorAmaral, Maria Valdenice Nascimento dos Santos-
dc.identifier.citationAMARAL, Maria Valdenice Nascimento dos Santos. A contribuição dos gêneros textuais para o letramento cartográfico dos discentes do 6º ao 9º ano. 2015. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da cartografia na escola se mostra muito importante e relevante, pelo fato de que, o conhecimento adquirido na escola proporciona a aquisição das bases relacionadas ao conhecimento e deciframento do espaço habitado, bem como a locomoção no espaço. O conhecimento de cartografia dar-se-á ao longo do processo educacional no espaço escolar e será aprimorado por meio de trabalhos que auxiliam na fixação do conhecimento adquirido. Os resultados dos trabalhos realizados serão melhores se forem levados em consideração o meio social em que os discentes estão inseridos, tendo em vista que o conhecimento de mundo deve começar pelo conhecimento do espaço habitado pelo estudante em seu meio social e em seguida para o mundo. Este trabalho pretende diagnosticar, avaliar, propor intervenção pedagógica para que os alunos do 9º ano demonstrem as habilidades necessárias do letramento cartográfico quanto as categorias de legenda, escala gráfica/numérica e tipos de mapas. Realizou-se pesquisa qualitativa e quantitativa a fim de sistematizar os dados para análise. Além disso, buscou-se a fundamentação teórica em livros, artigos e internet sobre os conhecimentos de cartografia, letramento cartográfico, multiletramento, gêneros textuais na escola, o livro didático, o ensino de cartografia conforme os PCNs. Também foram realizadas oficina para análise dos livros didáticos de Português, Matemática e Geografia que contou com a colaboração dos docentes da escola pesquisada. Os resultados apresentados na pesquisa ainda revelam que os alunos possuem algumas dificuldades sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam um preparo melhor sobre a utilização da cartografia em seu cotidiano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordCartografiapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.titleA contribuição dos gêneros textuais para o letramento cartográfico dos discentes do 6º ao 9ºanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-14T14:30:15Z-
dc.date.available2017-06-14T14:30:15Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17189-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The teaching of cartography at school proves very important and relevant, the fact that the knowledge acquired in school provides the acquisition of bases related to knowledge and deciphering of living space as well as locomotion in space. The mapping of knowledge will be given along the educational process at school and will be enhanced through works that assist in determining the acquired knowledge. The results of the work will be best if taken into account the social environment in which the students are inserted in order that the knowledge of the world must begin with the knowledge of space inhabited by the student in his social milieu and then to the world. This paper aims to diagnose, evaluate, propose pedagogical intervention for students in 9th grade demonstrate the necessary skills cartographic literacy as the categories of legend, graphical / numerical scale and types of maps. We conducted qualitative and quantitative research in order to systematize the data for analysis. In addition, it attempted to the theoretical foundation in books, articles and Internet on knowledge mapping, cartographic literacy, multiletramento, genres at school, the textbook, the mapping of teaching as the NCPs. It was also held workshop for analysis of textbooks Portuguese, Mathematics and Geography which had the cooperation of school teachers surveyed. The results presented in the survey also reveal that students have some difficulties on the cartographic content and they lack a better preparation on the use of cartography in their daily lives.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons