Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasDeMeloAlves_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores associados ao atendimento pré-natal na área metropolitana de Brasília : uma aplicação da Regressão de Poisson
Autor(es): Alves, Lucas de Melo
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Análise estatística
Análise de regressão
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 20-Jun-2017
Referência: ALVES, Lucas de Melo. Fatores associados ao atendimento pré-natal na área metropolitana de Brasília: uma aplicação da Regressão de Poisson. 2016. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a técnica de regressão de Poisson, aplicada em uma amostra dos microdados do SINASC, Sistema de Nascidos Vivos, para a modelagem do número de consultas pré-natal das mães residentes na Área Metropolitana de Brasília (AMB). Foi realizada a análise descritiva das variáveis em três blocos: informações da mãe, características dos recém-nascidos e informações de gestação/parto. Tinha-se, a priori, a suposição de que o atendimento pré-natal era diferenciado entre hospitais públicos e privados. Buscando comprovar tal hipótese, realizou-se uma amostragem para hospitais públicos e outra para particulares. Posteriormente, fez-se a modelagem propriamente dita, aplicando a regressão de Poisson para as duas amostras. Na análise, pôde-se confirmar a hipótese em questão ao verificar que, para estabelecimentos particulares, a mãe residir no DF ou no entorno não traz impacto significativo no número de consultas pré-natal, resultado este não observado em estabelecimentos públicos, onde a mãe residir no DF traz um impacto positivo de cerca de 15% no número de consultas pré-natal. Ressalta-se que os fatores Semanas de gestação, idade da mãe e quantidade de _lhos vivos estão associados ao número de consultas pré-natal em ambos os modelos. As estimativas pontuais e intervalares dos coeficientes estão apresentadas no fim do relatório, sendo realizado o comparativo entre a esferas pública e privada. Toda a análise apresentada neste relatório foi realizada no software R.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons