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dc.contributor.advisorDobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Alvarez-
dc.contributor.authorReis, Márlon Jórdan Santos dos-
dc.identifier.citationREIS, Márlon Jórdan Santos dos. Narrativas Apocalípticas Bizantinas e Heráclio, “O Novo Alexandre”. 2016. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAlexandre, o Grande é uma das figuras mais proeminentes da Antiguidade a ponto de se tornar personagem em diversas tradições apocalípticas muito posteriores. Três textos produzidos no início da Idade Média serviram-se de Alexandre para seu conteúdo escatológico: a Lenda Siríaca de Alexandre, do Pseudo-Calístenes, as Homilias de Jacó de Serugh e o Apocalipse do Pseudo-Metódio. Nessas três narrativas, Alexandre enfrenta os povos de Gog e Magog, que simbolizam o Mal em várias outras tradições escatológicas, e constrói uma muralha a fim de separá-los do mundo civilizado. Comparar essas três fontes, pontuando concordâncias e dissonâncias entre elas e fazer um aporte de compreensão da sociedade bizantina do séc.VII, sobretudo no reinado de Heráclio, é o objetivo desta monografia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlexandre, o Grande, 356-323 A.C.pt_BR
dc.subject.keywordHistória antigapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura apocalípticapt_BR
dc.titleNarrativas Apocalípticas Bizantinas e Heráclio, “O Novo Alexandre”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-06T21:08:38Z-
dc.date.available2017-07-06T21:08:38Z-
dc.date.submitted2016-12-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17317-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Alexander, the Great is one of the most prominent figures of Antiquity about to become character in several apocalyptic traditions over time. Three texts produced in the Early Middle Ages resort to Alexander for their eschatological content: the Syriac Alexander Legend, by Pseudo-Callisthenes, the Homilies of Jacob of Serugh and the Apocalypse of Pseudo-Methodius. In these three narratives, Alexander faces the peoples of Gog and Magog, who symbolize Evil in several other eschatological traditions, and builds a wall in order to enclose them of civilized world. Compare these three texts, punctuating concordances and dissonances between them and thus making a contribuition of undestanding of Byzantine society of the Seventh Century, especially in the reing of Heraclius, is the aim of this monograph.pt_BR
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