Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17321
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_YohannaRodriguesBeserra_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTeixeira, Sandra Oliveira-
dc.contributor.authorBeserra, Yohana Rodrigues-
dc.identifier.citationBESERRA, Yohana Rodrigues. O trabalho do/a assistente social na educação: limites e possibilidades da autonomia profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-IFB. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA educação é fator fundamental para a reprodução da sociedade de classes e está fundamentada no mercado de trabalho, ou seja, é o conjunto de práticas sociais que proporcionam a internalização dos consensos necessários à reprodução deste sistema, e é a partir dessa dinâmica que se instalam as possibilidades (ou não) de construção histórica de uma educação emancipadora (CFESS/CRESS, 2002). Sendo assim, o presente trabalho de conclusão de curso possui por objetivo analisar o trabalho do/a assistente social na área educacional. Em especial, compreender os limites e possibilidades da autonomia profissional do/a assistente social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Para adentrar nesta temática, foi realizada uma analise histórica a respeito da educação e do Serviço Social neste contexto. E a partir disto, foram demonstrados os resultados obtidos da pesquisa realizada a respeito da autonomia profissional e a sintetização da forma como tal autonomia é assegurada dentro deste campo de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociaispt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Brasília (IFB)pt_BR
dc.titleO trabalho do/a assistente social na educação : limites e possibilidades da autonomia profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-07T17:27:05Z-
dc.date.available2017-07-07T17:27:05Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17321-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Education is a fundamental factor for the reproduction of class society and is based on the labor market, that is, it is the set of social practices that provide the internalization of the consensuses necessary for the reproduction of this system, and it is from this dynamic that settle The possibilities (or not) for the historical construction of an emancipatory education (CFESS / CRESS, 2002). Therefore, the present work of course completion aims to analyze the work of the social worker in the educational area. In particular, to understand the limits and possibilities of the professional autonomy of the social worker at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília. In order to penetrate this theme, a historical analysis was carried out regarding education and Social Service in this context. And from this, the results obtained from the research carried out regarding professional autonomy and the synthesis of the way in which this autonomy is ensured within this field of work were demonstrated.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons