Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MayaraCastroDeSouza_tcc.pdf751,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro" : o debate da questão racial e dos direitos humanos na Polícia Militar do Distrito Federal
Autor(es): Souza, Mayara Castro de
Orientador(es): Boschetti, Ivanete
Assunto: Polícia Militar
Direitos humanos
Racismo
Negros
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 10-Jul-2017
Referência: SOUZA, Mayara Castro de. “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”: o debate da questão racial e dos direitos humanos na Polícia Militar do Distrito Federal. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o debate do racismo e dos direitos humanos na polícia militar do Distrito Federal. Para isso foi necessário uma serie de reflexões acerca da formação social brasileira, bem como entender a relação entre capital e trabalho, o capitalismo contemporâneo no Brasil e suas consequências. Foi abordado o racismo como expressão da questão social no modo de produção capitalista e suas implicações desde que negras e negros foram libertos da escravidão até atualmente. Foram analisados dados que indicam as divergências de lugares ocupados baseados na raça, gênero no trabalho e na educação, as dificuldades implementadas pela política neoliberal para se ter acesso à educação e a violência policial. O método utilizado foi o materialismo histórico dialético o qual possibilita a abordagem da totalidade da luta de classe e de suas contradições. Como procedimentos foram utilizados a análise documental e realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco policiais militares da polícia militar do Distrito Federal a fim de compreender a percepção do debate do racismo e dos direitos humanos dentro da corporação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons