Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaSouzaSilva_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Do cuidar ao cuidado : uma etnografia da regulamentação da profissão de cuidador de pessoa idosa no Brasil
Autor(es): Silva, Mariana Souza
Orientador(es): Teixeira, Carla Costa
Assunto: Idosos - cuidadores
Cuidadores
Data de apresentação: 4-Mai-2017
Data de publicação: 11-Jul-2017
Referência: SILVA, Mariana Souza. Do cuidar ao cuidado: uma etnografia da regulamentação da profissão de cuidador de pessoa idosa no Brasil. 2017. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender a forma como os saberes das disciplinas médica e gerontológica avançam sobre a construção de subjetividades e condutas voltadas para os cuidados diários de pessoas idosas em situação de dependência. Em tal contexto, marcado por políticas governamentais que buscam normalizar o cuidado das pessoas idosas, alguns eventos e documentos formaram locus privilegiado para etnografar o tema. São eles: a) leis, decretos, portarias, projetos de lei e planos internacionais sobre cuidado e envelhecimento; b) o “Guia prático do cuidador”, manual publicado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de capacitar e formar cuidadores familiares e remunerados de idosos no Brasil e c) requerimentos, atas de reuniões, notas taquigráficas e gravações de áudio das audiências públicas realizadas no Senado e no Câmara para informar o PL de regulamentação da profissão de cuidador de idosos (PL nº 4702/2011). A pesquisa identificou formas de definição em disputa sobre o que é e como deve ocorrer o cuidado de idosos, refletindo concepções medicalizadoras sobre a velhice. Vemos, neste processo, avanços em torno da tipificação, estabilização de definições, transcrição de experiências imediatas em textos de linguagem médica ou gerontológica, produzindo o que chamaremos de institucionalização das relações de cuidar de idosos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons