Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaAguiarPontes_tcc.pdf791,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Condição da autonomia profissional do assistente social no contexto de precarização da política social
Autor(es): Pontes, Jéssica Aguiar
Orientador(es): Teixeira, Sandra Oliveira
Assunto: Assistentes sociais - prática profissional
Assistentes sociais - formação profissional
Autonomia profissional
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jul-2017
Referência: PONTES, Jéssica Aguiar. Condição da autonomia profissional do assistente social no contexto de precarização da política social. 2016. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como tema a condição da autonomia profissional do assistente social no contexto de precarização da política social, com a finalidade de fazer uma reflexão sobre as transformações que aconteceram no mundo do trabalho nessa conjuntura neoliberalista e nas políticas sociais, com o processo de mercantilização e precarização, que vão impactar na autonomia profissional dos assistentes sociais. Nele buscou-se discutir a relação entre o projeto profissional e a condição de trabalhador assalariado do assistente social, passando pela análise dos aspectos teóricos-metodológicos, ético-políticos e normativos da autonomia relativa profissional. Para tanto, discutiu-se a configuração do exercício profissional do assistente social na saúde, citando a reforma sanitária e sua relação com o projeto ético político profissional, ressaltando a contrarreforma da política de saúde e as implicações para a autonomia profissional. Fundamentado nos depoimentos das assistentes sociais entrevistadas, utilizando a técnica de convergência e divergência de discursos, observou-se que as assistentes sociais não se limitaram à graduação e demonstram compromisso com seu aprimoramento intelectual e formação continuada, e entendem que a produção do conhecimento é indispensável para uma intervenção de qualidade e para uma visão crítica da realidade. As assistentes sociais sinalizam uma concepção sobre autonomia profissional ligada ao exercício da profissão e as atribuições privativas do serviço social, que estão regulamentadas, e identificam-na como uma possibilidade de imprimir os princípios teóricos da profissão através da intervenção e dos instrumentais técnicos-operativos.
Abstract: This work has as its theme the condition of the professional autonomy of the social worker in the context of precarious social policy, with the purpose of making a reflection on the transformations that happened in the world of work in this neoliberalist conjuncture and in social policies, with the process of commodification and precariousness, which will impact on the professional autonomy of social workers. It sought to discuss the relationship between the professional project and the salaried worker of the social worker, through the analysis of the theoretical-methodological, ethical-political and normative aspects of professional relative autonomy. For that, the configuration of the social worker's professional practice in health was discussed, citing the health reform and its relationship with the professional political ethical project, highlighting the counter-reform of health policy and the implications for professional autonomy. Based on the testimonies of the social workers interviewed, using the technique of convergence and divergence of discourse, it was observed that social workers were not limited to graduation and demonstrate commitment to their intellectual improvement and continuing education, and understood that the production of knowledge is indispensable For quality intervention and for a critical view of reality. Social workers signal a conception of professional autonomy linked to the exercise of the profession and the exclusive attributions of social service, which are regulated, and identify it as a possibility to print the theoretical principles of the profession through intervention and technical-operative instruments.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons