Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EditeSilvadeSouzaMachado.pdf462,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar no Brasil : um grande salto e poucos avanços
Autor(es): Machado, Edite Silva de Souza
Orientador(es): Gurgel, Bruno Saback
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Educação e Estado
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: MACHADO, Edite Silva de Souza. Inclusão escolar no Brasil: um grande salto e poucos avanços. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho estuda a inclusão escolar dentro da comunidade educadora, fazendo um pequeno levantamento histórico da educação no Brasil procurando evidenciar a omissão do poder público pelo processo educativo por muitos anos, desde o Brasil Colônia, onde a educação foi entregue aos jesuítas com a finalidade de catequização, até o momento da promulgação da Constituição Federal de 1988. A partir da Constituição de 88, a educação inclusiva passou a se destacar um pouco mais no contexto social, mas somente depois dos anos 90 é que obteve regulamentação dentro do contexto social e educativo. No entanto, muito ainda é preciso construir e realizar para que o fantasma da exclusão desapareça da nossa sociedade através de transformações sociais, políticas e econômicas de forma acelerada para que a formação do cidadão com necessidades especiais ou não, seja de qualidade possibilitando-o viver no complexo mundo moderno. Sem dúvida, compete à Educação acompanhar o desenvolvimento do país se adequando as novas exigências, para que possa continuar exercendo a sua principal função, a de preparar o aluno para a vida, observando a inclusão como um processo contínuo onde o estudante portador de necessidade especiais possa se sobressair com segurança. Ao enfrentar e superar esse desafio, as instituições escolares estarão prontas para atender à expectativa de uma educação democrática no Brasil e aos desejos daqueles que almejam o seu progresso e pleno desenvolvimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons