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dc.contributor.advisorPereira, Camila Potyara-
dc.contributor.authorCruz, Maria de Fátima da Silva-
dc.identifier.citationCRUZ, Maria de Fátima da Silva. Um estudo sobre a política de delimitação dos espaços da mulher no metrô do Distrito Federal. 2016. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a abrir um debate sobre a forma que estão sendo apresentadas as políticas de proteção à mulher. Por meio de uma análise do que tem sido o lugar da mulher na sociedade, busca-se saber por que ainda permanecem segregando-as, principalmente quando se trata do Estado. Procuramos debater porque o Estado ainda busca invisibilizar a importância da mulher na sociedade. Quando ela aparece em documentos oficiais colocam-na em segundo plano em relação ao homem. A mulher tem sido vítima de violência as mais diversas, e, no entanto quando parece que o Estado tenta protege-la é retirando-a dos espaços públicos, e ainda colocando o seu agressor no papel de vítima. Pois a ele é dado o direito de ir e vir tranquilamente. Enquanto que a verdadeira vítima fica impossibilitada de exercer sua cidadania, que é garantida na Constituição Federal. Nesse contexto, este trabalho aborda a dificuldade que as mulheres têm encontrado em vivenciar seus direitos, e como tem sido penosa a luta para garanti-los. Para responder ao objetivo da pesquisa foram realizadas entrevistas com usuárias do vagão exclusivo do metrô – DF, que tem sido uma política segregacionista, a qual se buscou analisar seu papel protetivo. Para tanto usou-se do método de pesquisa semi-estruturado, que dá maior abertura ao diálogo entre entrevistado e pesquisador, além do método dialético marxista na elaboração de todo o trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - mulherespt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.subject.keywordMulheres - violênciapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a política de delimitação dos espaços da mulher no metrô do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-13T17:47:39Z-
dc.date.available2017-07-13T17:47:39Z-
dc.date.submitted2016-07-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17437-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aims to open a debate on the form being presented the policies of protection to women. Through an analysis of what has been the place of women in society, 'il get to know why are still segregating them, especially when it comes to the state. We seek to discuss because the state still seeks invisible-the importance of women in society. When she appears in official documents put it in the background in relation to man. The woman has been the victim of violence the most diverse imaginable, and yet when it seems that the state tries to protect it is removing it from public spaces, and worse still putting his attacker in the role of victim. Because it is given the right to come and go quietly. While the real victim is unable to exercise their citizenship, which is guaranteed in the Constitution. In this context, this paper addresses the difficulty that women have found in living their rights, and it has been painful to struggle to secure them. To meet the objective of the research was carried out interviews with users of exclusive subway car - DF, which has been a segregationist policy, which sought to analyze its protective role. Therefore it was used semi-structured research method, which gives greater openness to dialogue between interviewer and researcher, in addition to the Marxist dialectical method for the preparation of all the work.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



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