Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LauraRodriguesDeSousa_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte como possibilidade de enfrentamento às violências contra as mulheres
Autor(es): Sousa, Laura Rodrigues de
Orientador(es): Pereira, Camila Potyara
Assunto: Violência contra as mulheres
Arte e sociedade
Gênero - desigualdade
Mulheres - representações
Feminismo
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 13-Jul-2017
Referência: SOUSA, Laura Rodrigues de. Arte como possibilidade de enfrentamento às violências contra as mulheres. 2016. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho busca apresentar as possibilidades do uso da arte no enfrentamento às violências contra as mulheres e as desigualdades de gênero, entendendo também que estas são determinadas e adquirem contornos específicos a partir de sua associação com as desigualdades de classe e intersecção com as desigualdades de raça. Pretende também fazer críticas ao movimento feminista e evidenciar a necessidade de que se retire da posição de referencial universal do que é “ser mulher” a experiência de feministas europeias e norte americanas, que condizem apenas a uma pequena parcela de mulheres, negando tantas outras possibilidades de vivência do “ser mulher” e das experiências de violência que as mulheres estão sujeitas ao longo de suas vidas. Por fim, apresenta depoimentos de mulheres artistas que utilizam a arte em seu trabalho de enfrentamento às violências contra as mulheres, na luta feminista interseccional e em suas próprias (re)descobertas e (re)construções do que significa para elas mesmas, ser mulher.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons