Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaisaNunesGarcia_tcc.pdf893,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASFs do Distrito Federal
Autor(es): Garcia, Raísa Nunes dos Santos
Orientador(es): Oliveira, Andréia de
Assunto: Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs)
Serviço social com a família
Serviço social
Assistentes sociais - prática profissional
Saúde - atenção básica
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 17-Jul-2017
Referência: GARCIA, Raísa Nunes dos Santos. Serviço social nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASFs do Distrito Federal. 2016. 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho buscou conhecer a inserção do Serviço Social nos Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASFs do Distrito Federal, de modo a identificar limites e possibilidades do exercício profissional do assistente social nesse espaço sócio ocupacional. Utilizou-se de pesquisas bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo por meio de questionário (online) e entrevista semiestruturada. Fundamentado em uma perspectiva crítica da profissão, utilizou-se no presente estudo o método quanti-qualitativo, considerando os objetivos propostos. Na constituição do estudo revisitou-se a história da política de saúde no Brasil, a partir de marcos relevantes do pré e pós Constituição Federal de 1988, de modo especial do movimento pela reforma sanitária brasileira, da institucionalização do Sistema Único de Saúde – SUS e das bases organizativas da atenção primária à saúde no Brasil, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família e na implantação dos NASFs -Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Aborda-se a trajetória histórica do Serviço Social no Brasil com ênfase na sua institucionalização e a inserção no âmbito da saúde, com ênfase na consonância dos projetos ético político do Serviço Social e da reforma sanitária. O estudo permitiu identificar as principais ações desenvolvidas pelos assistentes sociais nos NASFs e as bases que as fundamentam. A interdisciplinariedade constitui-se um dos eixos centrais no trabalho desenvolvido nos NASFs, assim como as ações de matriciamento às equipes. O Serviço Social no NASF está inserido em uma estratégia inovadora da política de saúde, ao mesmo tempo em que enfrenta inúmeros desafios pelas condições de trabalho e de uma conjuntura nacional e do Distrito Federal, desfavorável aos direitos sociais e dos trabalhadores, que ameaçam inclusive, a própria continuidade do Sistema Único de Saúde conforme prerrogativas constitucionais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons