Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VitorDoValeMarques_tcc.pdf639,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Programa de Tratamento e Prevenção da Dependência Química da Eletrobras Eletronorte em Brasília no período 2012-2014
Autor(es): Marques, Vitor do Vale
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Dependência química
Assistência social - políticas
Assistência social
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 18-Jul-2017
Referência: MARQUES, Vitor do Vale. O Programa de Tratamento e Prevenção da Dependência Química da Eletrobras Eletronorte em Brasília no período 2012-2014. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia tem como seu objeto principal o Programa de Tratamento e Prevenção da Dependência Química da empresa Eletrobras Eletronorte em Brasília, que atualmente é coordenado por uma assistente social. O objetivo geral é averiguar sua eficácia junto aos dependentes químicos da Eletrobras Eletronorte no período 2012-2014. Os objetivos específicos incluem a descrição da Política e do Programa; o perfil socioeconômico dos usuários; o levantamento de informações sobre o tratamento realizado e análise do conteúdo de 10 pareceres sociais elaborados pela equipe de acompanhamento do tratamento médico e terapêutico, tendo em vista avaliar os resultados alcançados. O uso de substâncias químicas traz inúmeras consequências aos indivíduos, seja no aspecto físico, emocional ou social, e está relacionado a diferentes fatores presentes na sociedade. O uso de drogas também é considerado um grave e complexo problema de saúde pública (HILDEBRANDT, 2007). A drogadição exige discutir o processo saúde/doença, levando em consideração os modelos que contribuem para a compreensão do fenômeno no momento atual e das estratégias de intervenção estabelecidas (PARDO, 2005; Ministério da Saúde, 2003). A metodologia de pesquisa é de natureza quali-quantitativa (bibliografia temática, documentos da empresa, análise de formulários dos usuários e entrevista). Os resultados desta pesquisa demonstraram que este Programa é eficaz do ponto de vista da empresa, ainda que seja necessária a realização de projetos de capacitação da equipe técnica responsável pelo Programa. Na avaliação final, há uma contradição entre a adoção do conceito de dependência química da Organização Mundial da Saúde pela empresa e a utilização de termos de responsabilidade e desistência do tratamento por parte do usuário do Programa, uma vez que se trata de uma doença cujo tratamento implica em recaídas, motivo pelo qual essas últimas não devem ser alvo de punição ou criminalização por parte da empresa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons