Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlineTonaRomeroForrest_tcc.pdf997,18 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTorres, Mateus Gamba-
dc.contributor.authorForrest, Aline Tona Romero-
dc.identifier.citationFORREST, Aline Tona Romero. “Canto porque la guitarra tiene sentido y razón”: música engajada no Chile (1960-1973). 2017. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo tratar sobre a música engajada no Chile no período de 1960 a 1973 e, particularmente, sua notória expressão e avigoração por meio do movimento da Nova Canção Chilena. Especificamente, se pretende compreender como se constroem os discursos dessa musicalidade marcadamente guiada por um constructo argumentativo político e social, buscando identificar suas características, quais são os seus possíveis sentidos, quais são os referenciais identitários nos quais se baseia e quem são os sujeitos aos quais se dirige. Parte-se do pressuposto de que o universo criativo apresentado por esta expressão musical, embora seja carregado da subjetividade dos seus autores, se constitui um reflexo de determinada consciência social e política compartilhada. Nesse sentido, se verifica que a expressão musical que é objeto deste trabalho dialoga com o tempo-espaço ao seu redor e guarda uma ressaltada relação com o cenário de pulsante polarização político-ideológica no qual se situa. Para tanto, se recorre ao conteúdo textual das canções produzidas por alguns dos seus protagonistas como eixo norteador para a compreensão e análise dos sentidos da construção discursiva, identitária e representativa dessa música e suas intencionalidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsicapt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordIdeologiapt_BR
dc.subject.keywordChilept_BR
dc.title“Canto porque la guitarra tiene sentido y razón” : música engajada no Chile (1960-1973)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-18T15:33:21Z-
dc.date.available2017-07-18T15:33:21Z-
dc.date.submitted2017-03-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17472-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The goal of this work is to analyze the Chilean musical movement between 1960 and 1973 known as protest music, in particular the influence it received from the Nueva Canción Chilena, or Chilean New Song. The chief focus is on understanding the construction of the conceptual formulation contained in this musical movement that is imbued with a social and political discourse, in order to identify its main characteristics, such as its possible purposes, the identity references on which it is based, and its intended subjects. The working premise is that, although permeated by the subjectivity of the individual composers, it reflects a given common social and political awareness. From this standpoint, it is clear that the musical expression that is the object of this study maintains a dialogue with the spirit of its time and is closely associated with the contemporaneous scenario of political and ideological polarization to which it belongs. The content of the lyrics to the songs composed by some of the main protagonists is used as a guide to understanding and analyzing the meaning of the identifying and representative discursive construction, as well as the intentionality of this music.pt_BR
dc.description.abstract2La presente investigación tiene por objetivo tratar sobre la música de protesta en Chile durante el período de 1960 a 1973 y, particularmente, su notoria expresión y vigorización a través del movimiento de la Nueva Canción Chilena. Se pretende específicamente comprender como se construyen los discursos sobre esta notable musicalidad guiada por un constructo argumentativo político y social, buscando identificar sus características, cuáles son sus posibles sentidos, cuáles son los referenciales identitarios en los cuales se basa y quienes son los sujetos a los que se dirige. Se parte del presupuesto de que el universo creativo presentado por esta expresión musical, aunque sea cargado de subjetividad de sus autores, constituye un reflejo de determinada consciencia social y política compartida. En este sentido, se verifica que la expresión musical objeto de este trabajo dialoga con el tiempo-espacio a su alrededor y guarda una destacada relación con el escenario de pulsante polarización político ideológica en la que se inscribe. Para tanto, se recurre al contenido textual de las canciones producidas por algunos de sus protagonistas como eje orientador para la comprensión y análisis de los sentidos de la construcción discursiva y representativa de dicha música y sus intencionalidades.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons