Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HugoGoncalvesDoNascimento_tcc.pdf912,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização de planilhas eletrônicas na apreciação e acompanhamento diagnóstico do comportamento acadêmico dos estudantes do ensino médio do CED 04
Autor(es): Nascimento, Hugo Gonçalves do
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Tecnologia da informação
Tecnologia na educação
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 19-Jul-2017
Referência: NASCIMENTO, Hugo Gonçalves do. A utilização de planilhas eletrônicas na apreciação e acompanhamento diagnóstico do comportamento acadêmico dos estudantes do ensino médio do CED 04. 2015. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Trata-se de uma investigação a respeito dos resultados de uma ação pedagógica desenvolvida para o acompanhamento de dados acadêmicos dos estudantes, através de ferramentas da Tecnologia da Educação e informação, a fim de se traçar estratégias de acordo com a realidade da instituição, para melhoria do rendimento, dando ênfase a importância do papel do Coordenador Pedagógico na mediação e construção de ações. A abordagem inclui a utilização de planilhas e gráficos no acompanhamento de dados acadêmicos de todos os discentes, além da utilização de recursos em nuvem para o compartilhamento entre os envolvidos no processo pedagógico. A pesquisa reúne revisão bibliográfica sobre o uso de tecnologia como ferramenta educacional, a história dos TIC’S e o papel do coordenador frente às novas tecnologias educacionais. Os Professores, Gestores, Orientador educacional, Secretaria Escolar e Coordenadores foram submetidos a um questionário com abordagem à utilização de planilhas e gráficos para acompanhamento da vida acadêmica, principalmente no Conselho de Classe, comparando momentos antes e depois da utilização dessas ferramentas. Evidenciou-se uma melhoria na comunicação entre todos os setores, facilidade na interpretação de dados, avaliação diagnóstica e identificação do problema de aprendizagem de um aluno ou turma específica. Notou-se que as respostas entre os participantes foram consonantes ao que se esperava para a pesquisa: a importância do coordenador pedagógico frente às novas tecnologias e utilização de ferramentas para melhoria das ações dentro da realidade escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons