Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NaiaraBarreiradaCosta.pdf235,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo dos agentes infecciosos e da resistência bacteriana em infecções do trato urinário
Autor(es): Costa, Naiara Barreira da
Orientador(es): Zanotta, Lanuse Caixeta
Assunto: Infecções urinárias
Microorganismos - efeito dos antibióticos
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: COSTA, Naiara Barreira da. Estudo dos agentes infecciosos e da resistência bacteriana em infecções do trato urinário. 2011. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: As infecções de trato urinário (ITU) são consideravelmente comuns na rotina ambulatorial, perdendo apenas para as infecções respiratórias. As infecções urinárias comunitárias são diferentes das hospitalares em alguns aspectos, principalmente por possuir público alvo, como idosos e mulheres jovens no início da vida sexual. Os diversos estudos já realizados demonstram que o perfil de prevalência das bactérias causadoras de infecções do trato urinário é relativamente diversificado, bactérias como Klebsiella pneumoniae, Enterobacter sp., Proteus sp., Pseudomonas sp, Staphylococcus saprophyticus, Staphylococcus aureus, Streptococcus do grupo B e D, Enterococcus faecalis podem estar envolvidas. Entretanto a mais comum é a Escherichia coli Neste contexto, o fator determinante para a ocorrência rotineira destes tipos de infecção é a resistência bacteriana, que vem traçando perfis cada vez mais diferenciados, dificultando de modo significativo o processo de tratamento e profilaxia desta patologia. O objetivo deste trabalho é revisar as infecções do trato urinário no seu conceito mais amplo, delineando tanto o perfil da doença como o de prevalência dos agentes infecciosos, complementando estes aspectos com um estudo mais detalhado da resistência bacteriana, a qual é o maior desafio dos clínicos, microbiologistas, e diversos profissionais da área de saúde.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons