Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17529
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GinaVieiraDeAlbuquerque_tcc.pdf750,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto Mulheres Inspiradoras : a pedagogia de projetos e o fortalecimento da identidade dos estudantes e das estudantes
Autor(es): Albuquerque, Gina Vieira Ponte de
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Práticas pedagógicas
Igualdade de gênero
Letramento
Mulheres
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 24-Jul-2017
Referência: ALBUQUERQUE, Gina Vieira Ponte de. Projeto Mulheres Inspiradoras: a pedagogia de projetos e o fortalecimento da identidade dos estudantes e das estudantes. 2015. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa aborda as temáticas contempladas ao longo da Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, incluindo tópicos como Letramento Crítico, Pedagogia de Multiletramentos, Interdisciplinaridade e Avaliação na Perspectiva Inclusiva e para Promoção da Aprendizagem. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico crítico. As principais teorias que subsidiaram a análise dos dados são a Pedagogia Crítica de Henry Giroux (1987), as Teorias da Identidade de Hall e Silva (2014) e a Análise de Discurso Crítica de Fairclough (2001). A apresentação das teorias se deu na perspectiva da triangulação. O principal objetivo da pesquisa foi investigar os traços de mudança de identidade de estudantes do 9º ano contemplados com o Projeto Mulheres Inspiradoras. Os resultados da pesquisa sinalizam para a identificação de quatro categorias que traduzem esses traços e que versam sobre a relação dos estudantes com o modelo tradicional de escola que parece se apresentar no contexto pesquisado e com os espaços sociais dos quais fazem parte, especialmente em relação a aspectos como a hegemonia masculina e a ideologia que trata como desiguais homens e mulheres. Outra categoria que emergiu da análise dos dados sugere a reconstrução da identidade das mulheres que participaram do projeto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons