Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CaioLopesdosSantosAlthoff.pdf772,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O cerrado como eixo temático na disciplina de química no ensino médio do Distrito Federal
Autor(es): Althoff, Caio Lopes dos Santos
Orientador(es): Politi, José Roberto dos Santos
Coorientador(es): Corrêa, Rosângela Azevedo
Assunto: Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)
Química - estudo e ensino
Cerrado
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: ALTHOFF, Caio Lopes dos Santos. O cerrado como eixo temático na disciplina de química no ensino médio do Distrito Federal. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade para o ensino de ciências, utiliza-se temas de relevância social para trabalhar conceitos científicos, buscando um ensino de ciências com maior significado para a vida dos estudantes. O foco deste trabalho é construir uma proposta de organização dos conteúdos de química do Ensino Médio em torno de um eixo-temático, visando alcançar maior integração entre os temas escolhidos pelo professor para contextualização de suas aulas. O eixo temático optado pelo autor é o Cerrado, pois considera-se este abrangente o suficiente para agrupar temas de relevância social que guardam relação com a química, envolvendo as dimensões políticas, econômicas e tecnológicas. O Cerrado encontra-se em preocupante estado de desmatamento, sua importância ecológica, a riqueza socioambiental e a biodiversidade encontram-se seriamente ameaçadas, configurando-se como urgente uma mudança de atitude em relação ao trato recebido da sociedade por este. A educação pode contribuir na formação de cidadãos que pensem e ajam criticamente em relação a este cenário, buscando tomar caminhos mais sustentáveis e responsáveis com as gerações futuras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons