Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndressaAndriaMartinsRibeiro.pdf965,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da atividade antioxidante de diferentes marcas de chá de Hibiscus sabdariffa L.
Autor(es): Ribeiro, Andressa Ândria Martins
Orientador(es): Bazzo, Yris Maria Fonseca
Coorientador(es): Magalhães, Pérola de Oliveira
Assunto: Plantas medicinais
Chá
Data de apresentação: 27-Jun-2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: RIBEIRO, Andressa Ândria Martins. Avaliação da atividade antioxidante de diferentes marcas de chá de Hibiscus sabdariffa L. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O chá de Hibiscus sabdariffa L. é cultivado e consumido pelas suas características de aroma, sabor e propriedades medicinais em mais de 160 países. A planta em si tem como característica ser um arbusto perene de ciclo anual chegando a medir até 3 metros de altura, seu cálice possui formato de taça vermelha, com caule arroxeado e folhas alternadas, possuindo ainda flores solitárias de cor amarela ou brancas nos quais possuem duração de dois dias. Sua origem é incerta sendo relatada casos na Índia e na Arábia Saudita. Seu crescimento ocorre em climas tropicais e subtropicais, sendo tolerados em solos pobres. Sua utilização é realizada através da bebida preparada através da infusão de raízes, folhas e flores. Devido a versatilidade, o consumo desse chá no Brasil vem crescendo nos últimos anos, atualmente encontram-se em destaque no mercado nacional. O presente trabalho avaliou a atividade antioxidante do chá de Hibiscus sabdariffa L., através de três testes distintos: Orac (Oxygen Radical Absorbance Capacity), peroxidação lipídica e inibição da formação do complexo fosfomolibdênio. Como resultado podemos observar que o chá de Hibiscus sabdariffa L apresentou resultados satisfatórios, apresentou atividade antioxidante, mesmo após 12 horas do seu preparo. Desta maneira, o chá se torna uma boa opção nas terapias preventivas de danos oxidativos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons