Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GiseleAneBortolini_tcc.pdf647,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da implementação da Estratégia Amamenta e aAimenta Brasil (EAAB)
Autor(es): Bortolini, Gisele Ane
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Alimentação complementar
Suplemento alimentar
Amamentação
Crianças - nutrição
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: BORTOLINI, Gisele Ane. Avaliação da implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). 2017. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) é uma política pública que visa qualificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável ofertadas pelas equipes de saúde da atenção básica no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico da implementação da EAAB nas diferentes regiões e estados do país. Para tanto, realizou-se um estudo quantitativo de cunho descritivo usando bases de dados secundárias a respeito da EAAB, inclusive dados referentes ao perfil dos tutores da política. Os resultados variam muito conforme a Região e o Estado em que a política foi implementada. As Regiões Centro-Oeste e Norte tiveram maior cobertura da EAAB, mas, por outro lado, essas regiões concentram o maior número de tutores não atuantes. Embora tenham sido formados 4 mil tutores, a EAAB está presente em apenas 1193 Unidades Básicas de Saúde - UBS, o que corresponde a 9,4% das UBS do país. Com base nos resultados, os gestores federais poderão ofertar melhor apoio aos Estados, fortalecendo a estratégia em áreas com menores índices de implementação, e assim contribuir com a saúde das crianças brasileiras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons