Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FrancijaneLimaDosSantos_tcc.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCalisto, Cristiano de Souza-
dc.contributor.authorSantos, Francijane Lima dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Francijane Lima dos. Educação Patrimonial: memória, identidade e aprendizagem no Centro Educacional Agrourbano Ipê. 2015. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo enfatizar a questão sobre a importância da Educação Patrimonial enquanto uma forma de letramento no ensino de História. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Agrourbano Ipê, situado no Combinado Agrourbano de Brasília I. Por desenvolver uma metodologia que reconhece o papel social do estudante, além de torná-lo autônomo na construção do conhecimento, a escola dissemina na comunidade local, propostas no tocante à importância da mesma em se reconhecer como sujeitos construtores de sua história. Foram utilizadas entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio e observações feitas em projetos realizados pela instituição que seguem a proposta do Projeto Político Pedagógico, sensíveis ao abordar temas que fazem referência à cultura de seus estudantes, visto que não se distancia da pedagogia de multiletramentos incentivada pela formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação patrimonialpt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleEducação Patrimonial : memória, identidade e aprendizagem no Centro Educacional Agrourbano Ipêpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T18:47:27Z-
dc.date.available2017-08-03T18:47:27Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17643-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons