Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KarlaJanainaNascimentoChagas_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de profissionais, professores e alunos de Biblioteconomia quanto aos conteúdos do currículo do curso da UnB
Autor(es): Chagas, Karla Janaina Nascimento
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - comunidade acadêmica
Biblioteconomia - currículo
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia
Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia - estudantes
Data de apresentação: 1-Fev-2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: CHAGAS, Karla Janaina Nascimento. Percepção de profissionais, professores e alunos de biblioteconomia quanto aos conteúdos do currículo da UnB. 2017. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de conhecer a opinião dos alunos e profissionais de biblioteconomia sobre os conteúdos do currículo do curso na Universidade de Brasília. Para isso, como embasamento, foi feita uma revisão de literatura sobre a evolução do curso no Brasil e na Universidade de Brasília, sobre conceitos de currículo e conteúdo, sobre a legislação nacional para educação superior e sobre as tendências internacionais para o futuro do curso. A opinião dos docentes e dicentes de biblioteconomia na Universidade de Brasília e dos profissionais atuantes em bibliotecas do Distrito Federal foi obtida através de questionário eletrônico elaborado pelo Google Forms. Através da revisão de literatura e das opiniões obtidas foi possível perceber que o curso de biblioteconomia na Universidade de Brasília vem sendo atualizado ao longo dos anos desde sua criação, porém os alunos e profissionais não sentem que o curso atende às expectativas do mercado de trabalho.
Abstract: This work has as objective to research the opinion of the students and professionals of librarianship on the contents of the curriculum of the course in University of Brasília. In order, as a basis, was made a review of the literature on course evolution in Brazil and at the University of Brasilia, on concepts of curriculum and content, on national legislation for higher education and international trends for the future of the course. The opinion of the professors and students of the University of Brasilia and the current agents in libraries of the Federal District were obtained through the electronic questionnaire elaborated by Google Forms. Through the literature review and the opinions obtained it was possible to perceive that the librarianship course at the University of Brasília has been updated about the years of its creation, however, students and professionals do not feel that the course meets the expectations of the labor market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2017.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons