Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17672
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AguedaMaciasDeOliveira_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Criação e gestão de museus no Distrito Federal : análise dos museus da Coordenação de Museus e Patrimônio da Secretaria de cultura (1958-1999)
Autor(es): Oliveira, Águeda Macias de
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Criação (Literária, artística, etc.)
Museus - Brasília (DF)
Patrimônio cultural
Museus - administração
Data de apresentação: 7-Jul-2016
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: OLIVEIRA, Águeda Macias de. Criação e gestão de museus no Distrito Federal: análise dos museus da Coordenação de Museus e Patrimônio da Secretaria de cultura (1958-1999). 2016. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa aborda os processos de criação e práticas de gestão dos museus subordinados à Coordenação de Museus e Patrimônio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, quais sejam Museu do Catetinho, Centro Cultural 3 Poderes, Museu Vivo da Memória Candanga e Memorial dos Povos Indígenas. A partir da constatação de que esses museus não têm documentos de criação, a autora se propôs a responder a três perguntas que contextualizam a criação desses museus e compõem um diagnóstico de seus históricos e missões: quem os criou, como os criou e para quê. Em um primeiro momento, fez um breve apanhado histórico das teorias e práticas de gestão de museus. Em seguida, detalhou como foram os processos de criação e gestão dos museus a partir da pesquisa documental realizada na Secretaria de Cultura. Por fim, debateu a relação dos museus com a política de patrimônio do Governo do Distrito Federal, destacando os conceitos de musealização do presente, museus-monumentos e museus sem Museologia.
Abstract: This research approaches the creation processes of Brazilian Federal District Department of Culture’s museums. These are Catetinho Museum, 3 Powers Cultural Center, Living Museum of Candango Memory and Indigenous Peoples Memorial. Beginning with the finding that neither of those museums have legal foundation documents, the author intends to answer three questions in order to contextualize the foundation of these museums and to diagnose their missions: who created them, how and why. This essay begins with a brief history of the theories and practices of museum management, then details the creation processes of the museums based on documental research. Lastly, the impact of Federal District’s heritage policies on museums is discussed, highlighting the concepts of musealization of the present, monument-museums and museums without Museology.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons