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dc.contributor.advisorHoffmann, Valmir Emil-
dc.contributor.authorDamico, Eduardo Cury-
dc.identifier.citationDAMICO, Eduardo Cury. A utilização de ferramentas de gestão por Empresas Juniores brasilienses. 2017. 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Movimento Empresa Junior atingiu um crescimento surpreendente nos últimos dois anos. Considerando que as Empresas Juniores (EJs) se assemelham às empresas de mercado, estas ficam submetidas ao debate acerca do desempenho organizacional e suas discrepâncias. Ainda que inseridas no mesmo mercado e terem as mesmas bases de gestão. Uma vez que ferramentas de gestão impactam diretamente no desempenho organizacional, a presença ou ausência destas pode afetar diretamente o desempenho de uma empresa júnior. Além disso, a priorização de stakeholders, acaba impactando da mesma forma, visto que estes tanto são afetados, quanto afetam diretamente o desempenho de qualquer organização. Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é determinar a relação entre o desempenho de Empresas Juniores brasilienses com as ferramentas de gestão utilizadas e stakeholders envolvidos. O trabalho segue uma abordagem mista, de caráter descritivo, com base em dados primários coletados a partir da aplicação de questionários e considerando aspectos qualitativos e quantitativos. Para a análise de dados, foi utilizado da Análise Qualitativa Comparativa (QCA), valendo-se da lógica Crisp-set. Dentre os resultados, destacam-se as análises acerca das ferramentas que levam ao alto desempenho das variáveis construídas. Para a métrica de faturamento por membro, a presença de Análise de Cenários alinhada com a presença de Análise de Stakeholders desencadeia o alto desempenho. Já para a métrica de projetos por membro, além da presença de Análise de Cenários somada à Análise de Stakeholders, o CRM apresenta-se como gatilho para atingimento do alto desempenho. E por fim para a métrica de membros e tempo de permanência destes, a presença de Balanced Scorecard somada à presença de Análise de Cenário ou a presença de CRM com Análise de Cenários desencadeiam alto desempenho. O presente estudo dá continuidade à proposta de formalização de gestão do conhecimento acadêmico acerca do desempenho organizacional das Empresas Juniores. Adicionalmente, são apresentados direcionamentos para realização de estudos similares em outros Estados e até outros países que contem com a presença do Movimento Empresa Júnior.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresa Júniorpt_BR
dc.subject.keywordStakeholderspt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - desempenhopt_BR
dc.titleA utilização de ferramentas de gestão por Empresas Juniores brasiliensespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-04T17:28:37Z-
dc.date.available2017-08-04T17:28:37Z-
dc.date.submitted2017-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17685-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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