Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ IsabelladeAndradeVieira.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A palavra em foco : a questão do texto e a construção da narrativa em cena
Autor(es): Vieira, Isabella de Andrade
Orientador(es): Mota, Marcus Santos
Assunto: Dramaturgia
Teatro - produção e direção
Narrativa (Retórica)
Teatro - interpretação
Data de apresentação: 28-Jun-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: VIEIRA, Isabella de Andrade. A palavra em foco: a questão do texto e a construção da narrativa em cena. 2017. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Apesar do visível afastamento do foco das narrativas em cena e da descentralização do texto na construção dramatúrgica dos espetáculos teatrais, o trabalho com a dramaturgia textual continua sendo de grande importância para o desenvolvimento e a expansão do teatro. A preocupação com o texto se mantém como foco de pesquisa e criação de diversos autores, dramaturgos e diretores, trazendo novamente à tona a questão do ator rapsodo, o trabalho com a narrativa textual em cena e necessidade de um treinamento específico para o artista que busca desenvolver a ação em cena a partir das narrativas. É possível entender que o formato narrativo pode encontrar caminhos de convergência com a literatura. O objetivo é entender que o teatro pode englobar diferentes aspectos, construindo dramaturgias que o confirmem como a arte da presença, de maneira não apenas visual, mas também a partir da escuta da palavra.
Abstract: The visible distance from the focus of the narratives on the scene and the decentralization of the text in the dramaturgical construction of theatrical spectacles is still present, but ir remains very important for the development and expansion of theater . The preoccupation with textual work is the focus of research and creation of several authors, playwrights and directors, bringing back the question of the actor rapsodo, the work with the textual narrative on the scene and the need for a specific training for the artist who wants to develop action on the scene from the narratives. It is possible to understand the format without dialogues can find paths of convergence with the literature. The objective is to understand if the theater can encompass diferent aspects, constructing a dramaturgy that confirms it as the art of the presence, not only visually but also from listening to the words.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons