Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Planaltina_Mariana Faria Caixeta.pdf85,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão social de alunos especiais na educação
Autor(es): Faria, Mariana Caixeta
Orientador(es): Neves, Anne Caroline Dias
Assunto: Integração social
Direito à educação
Educação especial
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 5-Ago-2011
Referência: FARIA, Mariana Caixeta. Inclusão social de alunos especiais na educação. 2011. 23 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, nos ambiente fisicos (espaços interno e externo, equipamentos, aparelho e utensílio, mobiliário e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, portanto do próprio portador de necessidades especiais. A escola com seus profissionais deve assumir este compromisso, acreditando que as mudanças são possíveis desde que haja uma transformação nos atuais moldes do ensino, sendo "a escola uma das instituições (senão a principal) responsável pela construção desta sociedade, atendendo a todos indiscriminadamente". Umas das formas para que, o processo de inclusão social de alunos com deficiência no mercado de trabalho aconteça, é por meio da educação. A inclusão social dos alunos com necessidades especiais em escolas regulares, é um direito que esses alunos possuem. As escolas têm por seu dever e por direito dos cidadãos, receber e preparar todas as crianças e adolescentes independentemente das características de cada um, inclusive os alunos que possuem alguma deficiência. A educação acontece em todo e em qualquer lugar, mas na escola ela é intencional, portanto, o olhar do educador tem que ser o olhar das possibilidades. Portanto,não só a escola deve estar disposta a empenhar-se em incluir alunos especiais na educação mas a sociedade como um todo, deve estar aberta e se adaptar para a inclusão social. E, não basta ser uma sociedade aberta e acessível a todos os grupos, mas também uma sociedade que encoraja a participação e aprecia a diversidade e as experiências humanas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons