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Título: A reabilitação infantil deve ser traçada a partir da condição de saúde ou diagnostico médico? ensaio clinico
Autor(es): Silva, Lourrane
Orientador(es): Paz, Clarissa Cardoso dos Santos Couto
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Treino orientado a tarefa
Reabilitação
Data de apresentação: 23-Nov-2016
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: SILVA, Lourrane. A reabilitação infantil deve ser traçada a partir da condição de saúde ou diagnostico médico? ensaio clinico. 2016. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: O desenvolvimento motor acompanha a maturação do SNC, é um processo complexo com novos comportamentos e habilidades que surge da interação da criança com o ambiente, evidenciando que existem diversos fatores que influenciam nessa maturação do SNC. Objetivo: Verificar a influência de um programa de treinamento motor orientado à tarefa sobre o comportamento motor de crianças com diferentes condições clínicas e acompanhar por meio de follow-up, se este programa é capaz de gerar aprendizado motor. Métodos: Participaram do estudo 23 crianças divididas em três grupos de acordo com sua condição de saúde. O grupo 1: SD (Sindrome de down), n=10, idade média de 17,6 meses; o grupo 2: ECNPI (Encefalopatia crônica não progressiva da infância), n=9, idade média de 18,8 meses; o grupo 3: prematuridade (crianças com idade gestacional <37 semanas) n=4, idade média de 10,7 meses; para avaliar o comportamento motor foi utilizado o Inventario Portage Operacionalizado (IPO). O programa de intervenção foi individual, especifico, orientado a tarefa e centrado no cliente, no período de 4 meses. As crianças foram avaliados antes e após a intervenção e reavaliados após um período de 2 meses de Follow-Up (FU). Resultados: Os resultados mostraram influência da intervenção sobre o escore total do IPO (F=8,97; p=0,000) e para todos os domínios (Desenvolvimento motor, autocuidado, socialização, linguagem, cognição e estimulação infantil) analisados. Houve aumento após a intervenção (p=0,002) e manutenção do escore após o FU (p=1,0). Isso aconteceu com todos os domínios: estimulação infantil (p=0,01), socialização (p=0,035) e desenvolvimento motor (p=0,002). Entretanto, para o domínio autocuidado houve aumento somente após o período de FU (p=0,003). Discussão e conclusão: O treinamento motor, utilizado nesse estudo demonstrou ser influente sobre o desenvolvimento motor dessas crianças de forma global, e as famílias que participam desse processo, podem prolongar e manter os resultados alcançados com a fisioterapia. Assim, sugere-se a necessidade de avaliar e elaborar estratégias de tratamento em reabilitação considerando as especificidades da criança e não as características da condição de saúde ou sinais e sintomas relacionados à doença.
Abstract: Introduction: Motor development accompanies the maturation of the CNS is a complex process with new behaviors and abilities that arises from the interaction of the child with the environment, evidencing that there are several factors that influence this maturation of the snc. Objective: To verify the influence of a task-oriented motor training program on the motor behavior of children with different clinical conditions and to follow up through follow-up if this program is capable of generating motor learning. Methods: Group 1: SD (down syndrome), n = 10, mean age 17.6 months; Group 2: ECNPI (chronic non-progressive childhood encephalopathy), n = 9, mean age 18.8 months; Group 3: prematurity (children with gestational age <37 weeks) n = 4, mean age of 10.7 months; To evaluate the motor behavior was used the Operationalized Portage Inventory (IPO). The intervention program was individual, specific, task-oriented, and client-centered in the 4-month period. The children were assessed before and after the intervention and reevaluated after a 2-month Follow-Up (FU) period. Results: The results showed an influence of the intervention on the total IPO score (F = 8.97, p = 0.000) and for all domains (Motor development, self care, socialization, language, cognition and child stimulation) analyzed. There was an increase after the intervention (p = 0.002) and maintenance of the score after the FU (p = 1.0). This happened with all domains: child stimulation (p = 0.01), socialization (p = 0.035) and motor development (p = 0.002). However, for the self-care domain there was an increase only after the FU period (p = 0.003). Discussion and conclusion: The motor training used in this study has been shown to be influential in the overall motor development of these children, and families participating in this process can prolong and maintain the results achieved with physical therapy. Thus, it is suggested the need to evaluate and elaborate treatment strategies in rehabilitation considering the specificities of the child and not the characteristics of the health condition or signs and symptoms related to the disease.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2016.
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