Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoPauloAlexandredeSousa.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Administração e Big Data : um estudo sobre a produção científica brasileira
Autor(es): Sousa, João Paulo Alexandre de
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Big Data
Administração
Data de apresentação: 26-Jun-2017
Data de publicação: 7-Ago-2017
Referência: SOUSA, João Paulo Alexandre de. Administração e Big Data: um estudo sobre a produção científica brasileira. 2017. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A produção e o armazenamento de dados têm crescido de maneira exponencial, assim como tem crescido a necessidade de que as organizações lidem com a variedade, volume e velocidade desses dados, possibilitando a sua transformação em informações úteis para a gestão. Neste trabalho, o objetivo foi analisar a produção científica brasileira sobre Big Data na área de Administração nos últimos dez anos (2006 – 2016). Para tanto, foi realizado um estudo descritivo-quantitativo com abordagem bibliométrica, por meio da qual é possível analisar quantitativamente a produção científica sobre uma área do conhecimento. Portanto, foram utilizados dados documentais e primários, analisados por meio de técnicas de estatística descritiva básica, bem como por meio da análise dos temas abordados nos resultados levantados. Foram analisados periódicos na área de Administração classificados entre os estratos A1 a B2 da Qualis/Capes, além dos resultados de pesquisa no banco de teses e dissertações da Capes. Os resultados descrevem as características da produção encontrada, abordando aspectos relacionados aos autores, suas áreas de formação, as instituições à que se vinculam e aos periódicos em que os trabalhos foram publicados, e destacam uma produção ainda incipiente na área de Administração, muito embora aponte indícios da adequação dos resultados ao contexto internacional, bem como uma expectativa de incremento da produção em um futuro próximo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons